» Paula Freitas

1 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA:
No final do século XIX, a região era conhecida por “Estácios”, devido a existência de um Porto Fluvial às margens direita do Rio Iguaçu, conhecido como Porto dos Estácios,  Pois em 1871, instalou-se à margem esquerda do Rio Macacos, afluente do Rio Iguaçu, o cidadão Manoel Estácio de Paula , sendo o primeiro habitante da região. Mais tarde com a penetração e construção da Estrada de ferro, São Paulo/Rio Grande (SPRG) e posteriormente denominada Rede Viação Paraná Santa Catarina (RVPSC), construiu-se uma estação ferroviária, inaugurada em 26 de fevereiro de 1905, com o nome de Paula Freitas, em homenagem ao ilustre Engenheiro Civil, Dr. Antônio de Paula Freitas,  especialista em estradas de ferro. 

2 – PRIMEIROS COLONIZADORES:
O processo de desenvolvimento colonizatório, não se deu somente por gaúchos e catarinenses, visto que a região recebeu um grande fluxo heterogêneo de pioneiros que a partir da década de 20, passaram a fixar-se na terra, construindo as primeiras glebas, as primeiras famílias e efetivamente um povoado. E, entre as primeiras famílias, cita-se: Estácios, Marés de Souza, Gasparin, Lara, Cordeiro, Marques, Afonso, Bueno, Schwartz, Gabardo, Hermann e outras tantas que transformaram a região em um dos baluartes civilizatórios do sertão Paranaense. 

3 – EVOLUÇÃO E CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO:
No início da povoação, dado a leva de imigrantes poloneses, fundou-se a Colônia de Carazinho, mais tarde “Distrito de Carazinho”.No decorrer do tempo, dado a instalação de Engenhos para exploração de madeira (serrarias), construídas próximo ao Rio Iguaçu, no sentido de facilitar o transporte, através de embarcações fluviais, (pequenos vapores movidos a locomóveis) e mais tarde a estação ferroviária. A sede distrital passou a funcionar na Vila de Paula Freitas, em virtude dos acessos e meios de comunicações serem mais acessíveis a outras Comunidades.Em janeiro de 1940, o povoado passou a categoria de Vila, sendo distrito de União da Vitória, Em 29 de novembro de 1963, foi criado o Município, sendo instalado em  08 de dezembro de 1964, conforme Lei Estadual n.º 4788.