» Prudentópolis

Roteiros - A Terra Das Cachoeiras Gigantes

O município possui um potencial natural em termos de rios e quedas d'água muito grande, sendo o mais importante Rio dos Patos. Dentre os saltos, destacam-se:

• Salto São Francisco e Cachoeira Menor: Considerado o salto mais alto da região Sul e um dos mais altos do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão. Antes desta queda maior existe a chamada Cachoeira Menor. O acesso ao salto São Francisco é difícil, mas de grande apelo cênico, atravessando parte da Serra da Boa Esperança. Localiza-se a 60 km da sede de Prudentópolis, sendo 14 km em asfalto e 46 km em chão batido.

• Salto São João: Salto com 84 m de altura situado no Rio São João, é um dos mais procurados para visitação devido à facilidade de acesso e à beleza do seu conjunto paisagístico. Possui grande volume de águas e no curso do rio, em trechos relativamente próximos, é possível tomar banho (com os devidos cuidados) onde há pouca profundidade. Está localizado numa área natural de grande beleza, onde é possível vislumbrar o Canyon do Rio São João. O Salto São João está localizado em Barra Bonita, a 22 km da sede do município - 7 km em asfalto e 15 km em chão batido.


Recanto Rickli (propriedade particular)

Área de lazer que abrange o Salto Manduri, com 32 m de altura e aproximadamente 100 m de largura , formado pelo Rio dos Patos. Dispõe de áreas próximas para banho e conta ainda com área para acampamento, chalé, piscina com toboágua, churrasqueiras, sanitários, lanchonete, playground e quadra esportiva de areia. Localiza-se a 12 km da cidade, com entrada pela BR 373-km 257.
Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h.

Recanto Cassiano

Área de lazer público, às margens do Rio São João possui pequenas cachoeiras e piscinas naturais, conta ainda com área para acampamento, churrasqueiras e lanchonete. Localizado em Barra Bonita, a 22 km da sede do município.

Canyon do Perehouski (propriedade particular)

Localizado no vale do Rio Barra Bonita, possui características geológicas singulares, local propício para banho, trilhas, tirolesa, observação da flora e fauna circundante. Dentro da propriedade estão localizados três saltos de pequeno porte, que podem ser utilizados como duchas naturais. Acesso pela estrada da Jaciaba 24 km ao norte de Prudentópolis. 

Atrativo Religioso e Cultural

Prudentópolis também é conhecida como a "Capital da Oração", pelo grande número de Igrejas que possui - mais de cem templos, algumas do rito ortodoxo, onde o gótico predomina. As principais são:

• Igreja Matriz de São Josafat: Em estilo Bizantino foi construída entre os anos de 1925 a 1928, seu interior é decorado com ikonostás , uma coleção de ícones executados em Munique e entalhados em madeira e o púlpito em forma de nave. As missas são rezadas no idioma ucraniano. Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural, possui em seu campo, um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. As missas são rezadas no idioma ucraniano. Localiza-se na Rua São Josafat, s/n°.

• Igreja Matriz de São João Batista: Em estilo colonial, construída em tijolos no local exato onde os memoráveis desbravadores de Prudentópolis, construíram a primeira Capela, a de São João. Sua construção foi concluída em 1900, conservando até hoje a sua primeira estrutura. No seu interior, o altar mor abriga a imagem do Padroeiro de Prudentópolis, do Rito Católico Latino, São João Batista. É considerada como a mais terna e preciosa relíquia do passado prudentopolitano, por ter sido erguida pelos braços dos primeiros colonizadores. Localiza-se na Praça Firmo Mendes de Queiroz, s/n°.

• Museu do Milênio: Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano foi inaugurado em 1989. O seu acervo é composto por objetos de uso tradicionais, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. Localiza-se na Rua Cândido de Abreu, s/nº.

Horário de visitação : terça-feira a sexta feira das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 sábado e domingo das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h.
 

Prefeitura Municipal de Prudentópolis 

Endereço: Rua Rui Barbosa, 801 - CentroPrudentópolis-PR
Cep: 84400-000
Telefone: (42) 3446-8000
Email: contato@prudentopolis.pr.gov.br