» Roteiro Turístico em Fernandes Pinheiro

Floresta Nacional de Irati/ICMBio
 
Também chamada de Flona de Irati, é uma das 335 Unidades de Conservação Federal administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio.
                Localizada nos municípios de Fernandes Pinheiro (78%) e Teixeira Soares (22%), no sul do estado do Paraná, teve seu nome escolhido por situar-se em área da formação geológica Irati.
                A Unidade, juntamente com mais duas que fazem divisa, protegem um dos últimos remanescente nativos da floresta ombrófila mista com araucárias que restam no Paraná. Protege a Araucaria angustifolia com sua flora associada e a riquíssima fauna característica que está em risco de extinção, como bugio, onça, porco do mato, veados mateiros/pardos/cambutá, cutias e outros, além da importante avifauna registrada no local.
                A Flona de Irati tem uma área de 3.495 hectares (aproximadamente 3.500 campos de futebol) com floresta nativa, reflorestamentos de araucária e pinus, áreas úmidas, como banhados e várzeas, além da área com infra estrutura (sede administrativa, centro de visitantes, portaria, etc.).

Trilhas da Flona:

  • Trilha do Eucalypto Mal Assombrado – extensão 160 m. Seu início é ao lado do campo de futebol e adentra uma floresta com pinus. Ao final dela, encontra-se uma árvore toda retorcida e caída de eucalypto, sendo o lugar onde, segundo uma lenda antiga, aparece o fantasma de uma mulher que cuida de um tesouro enterrado debaixo desta árvore. Trilha leve, curta e autoguiada.
  • Trilha das Araucárias – extensão 560 m. Seu início é na estrada principal a 200 m do campo de futebol. A trilha percorre um reflorestamento de Araucária com 60 anos de idade, que apresenta características de mata original. Ao longo da trilha, as árvores nativas estão identificadas com placas e é possível observar uma grande diversidade da flora e eventualmente alguma fauna local. A trilha é leve, média distância e autoguiada.
  • Trilha das Águas – extensão 760 m. Seu início é na estrada principal a 1.500 m do campo de futebol. A trilha percorre uma mata nativa com Araucárias, que apesar de ter sido explorada anteriormente à criação da Unidade, ainda conserva características de mata original. Ao longo da trilha, as árvores nativas estão identificadas com placas e é possível observar uma grande diversidade da flora e eventualmente alguma fauna local, além de riachos, nascentes e uma fonte de água natural.  O percurso a pé da portaria à trilha e seu retorno, possui 4 km. Para pessoas com dificuldade de locomoção ou com crianças pequenas é possível ir de carro até o estacionamento que fica a 200 m do seu início. A trilha é moderada e autoguiada.
  • Trilha dos Angicos – extensão 2.500 m. Seu início fica 2.000 m do campo de futebol. Percorre o interior de uma mata nativa de araucária e somente é permitida com acompanhamento de funcionários da Unidade, em visitas técnicas ou para grupos organizados e com agendamento. 

  Centro de Visitantes:
  •  Também chamado de Eco Museu, tem um acervo sobre o meio ambiente, com exposição de rochas, troncos, sementes e animais conservados em vidro ou empalhados (taxidermizados). Está aberto em horário comercial da Unidade, em visitas escolares ou em eventos.    
Projeto: Trilhas Noturnas na Floresta Nacional de Irati  
A Unidade realiza atividade de trilhas noturnas ao longo do ano. É uma caminhada de 4 km conduzida pelo uma equipe de funcionários e voluntários passando por trilhas e estrutura da Unidade de Conservação. Nesta atividade tem explanações sobre lendas locais e assuntos sobre meio ambiente, além de momento de contemplação a natureza. Interessados deverão ficar atentos as informações na fanpage: Floresta Nacional de Irati – ICMBio e as inscrições online antecipadas.

Horários:
  • Visitação às trilhas auto guiadas – todos os dias das 8 às 17 horas.
  • Grupos escolares e visitas técnicas – agendamento antecipado.
  • Atividades programadas (Trilha Noturna e outras) – inscrições antecipadas online.

Você quer conhecer mais sobre a Flona ou quer entrar em contato ? Acesse a página no facebook: Floresta Nacional de Irati - ICMBio, por email: flonadeirati@icmbio.gov.br ou pelo número (42) 3422 6944.