» Roteiro Turístico em Prudentópolis

HISTÓRIA

O Município de Prudentópolis está situado na região centro sul do Paraná, a 207 km da capital, ocupa uma área total de 2.461,58 Km2, possuindo uma população de 51.567 habitantes, (estimativa da população - IBGE/2015) sendo que cerca de 60% desta localiza-se na zona rural do município, que tem no setor primário a base de sua economia.

O município foi colonizado a partir do final do século XIX, por imigrantes ucranianos, além destes, outros imigrantes também se estabeleceram na região e foram importantes para o processo de colonização do município, entre eles destacam-se os poloneses, alemães e italianos.

O nome Prudentópolis é uma homenagem ao antigo presidente Prudente de Morais, a cidade já recebeu vários títulos, entre eles Capital do Mel, Ucrânia Brasileira, Capital da Oração, hoje é conhecida como Capital do Feijão Preto devido a maior produtividade de feijão do país e tamém como “Terra das Cachoeiras Gigantes”.

HISTÓRICO


O município de Guarapuava era, na segunda metade do século XIX, o maior do Estado. Estendia-se o território desde o rio dos Patos, na divisa com o Município de Imbituva, até o Iguaçu e o rio Paraná nas fronteiras da Argentina e Paraguai. A área compreendida entre o rio dos Patos e a serra da Esperança era, até a abertura da estrada da linha telegráfica, praticamente desabitada.

Em 1882, quando o projeto da construção da estrada oferecia perspectivas de valorização das terras, começou a afluir gente para aquela extensa região de florestas virgens, denominada então São João - nome de um rio que passa próximo à serra e corre para o Ivaí. Consta que as margens desse último foram habitadas por tribos indígenas, pertencentes aos "Coroados", hoje desaparecidos. A 6 quilômetros do rio dos Patos, Firmo Mendes de Queiroz, descendente de bandeirantes paulistas, construiu uma casa e tentou estabelecer grandes culturas. Por ali deveria passar a estrada da linha telegráfica.

Em 1884, o pároco de Guarapuava convenceu Firmo de Queiroz a construir uma capela consagrada a S. João Batista. Nesse mesmo ano, Firmo de Queiroz doou suas terras para que se erigisse a povoação, à qual deu o nome de S. João de Capanema, em homenagem ao Barão de Capanema, de quem era grande amigo. Dentro em pouco tempo a povoação foi-se transformando com a chegada de famílias de diversas procedências, constituindo-se a "Vilinha", como passou a ser conhecida naquela zona.

Em fins de 1894 o Governo Federal resolveu colonizar a região de São João de Capanema, cujas terras o governo do Estado cedeu para esse fim. O diretor da colônia, Cândido Ferreira de Abreu, em homenagem ao então presidente da República, Prudente de Morais, resolveu denominar Prudentópolis a colônia recém-fundada, nome que fez desaparecer o de São João de Capanema. A "Vilinha" então, como sede de colônia tomou impulso.

Em 1895 apresentava aspecto de povoação próspera, com ruas bem traçadas, movimentadas pela contínua chegada de famílias polonesas e ucranianas, destinadas às linhas abertas ao norte e a oeste da sede. Em 1896 foi criada, pela Lei n.º 221, de 15 de dezembro, uma cadeira de instrução primária. Já em 1897, pela Lei n.º 251, de 14 de dezembro, criou-se a segunda cadeira. O Decreto n.º 225, de 15 de setembro de 1903, criou uma Agência Fiscal em Prudentópolis, compreendendo todo o distrito policial desse nome. Seu contínuo desenvolvimento reclamava, então, uma organização político-administrativa mais de acordo com suas necessidades.

A administração da colônia havia nessa época, dado por terminada sua gestão com a localização de 120 famílias de imigrantes, que se dedicavam à agricultura e prosperavam rapidamente. Distrito criado com a denominação de São João de Capanema, pela lei municipal de 21-12- 1892. Elevado à categoria de vila com a denominação de Prudentópolis, pela lei estadual nº 615, de 05-03-1906, desmembrado de Guarapuava. Sede no atual distrito de Prudentópolis (ex-São João de Capanema). Constituído do distrito sede. Instalada em 12-08-1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede. Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 01-09-1920. Elevado à condição de cidade com a denominação de Prudentópolis, pela lei estadual nº 2614, de 14-03-1929. Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Prudentópolis e Patos Velhos. Pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, Prudentópolis adquiriu do município de Guarapuava o distrito de Erval. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Prudentópolis, Erval e Patos Velhos. Pelo decreto-lei estadual nº 199, de 30-12-1943, o distrito de Erval tomou a denominação de Jaciaba. Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 3 distritos: Prudentópolis, Jaciaba (ex-Erval) e Patos Velhos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal 

São João de Capanema para Prudentópolis, alterado pela lei estadual nº 615, de 05-03-1906. 

TURISMO

Devido à sua formação geográfica e terras acidentadas, existem diversos canyons e cachoeiras, inclusive muitas de grande porte, o que levou Prudentópolis a ser conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”.

ATRATIVOS NATURAIS 

Monumento Natural Salto São João

O Salto São João fica a 22 quilômetros do Centro de Prudentópolis, em uma área de 15 alqueires que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, que cai de 84 metros de altura e segue pelo rio São João. 

A criação do Monumento Natural do Salto São João tem o objetivo de garantir proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos e seu entorno que formam um cânion de 84 metros de altura e está situado no Rio São João. O Rio São João é um dos rios que compõem a Bacia do Rio Ivaí, com 56km de extensão dentro do município. É um dos principais rios de Prudentópolis e ao longo do seu leito existem quedas d'água e locais utilizados para lazer. O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus.

Um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio.

Gestão da Unidade é compartilhada, entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

Contato: Centro de Informações Turísticas– (42) 3908-1105
ENTRADA GRATUITA

Pousada Salto Sete

Localizado na linha Nova Galícia, o Salto Sete possui uma pousada com acesso para o mirante, a base e a parte de cima da cachoeira, possui 77 metros. Criada a partir de um ideal de vida, a pousada tem como objetivo causar uma experiência única do ser humano com a natureza. Situada em cima do Salto Sete e com vista espetacular para o maior cânion da região, a pousada conta com bangalôs individuais contendo todo o conforto que o hóspede pode esperar, um restaurante que é referência em novas experiências culinárias e um serviço de alto nível prestado pela família Salto Sete.

Contato -  (42) -9.9840-7777

contato@saltosete.com.br

Linha Nova Galícia s/n, Prudentópolis / PR Lat. (25.172741“S) / Long. (51.009091?O)

PROPRIEDADE PARTICULAR

Recanto Perehouski

Desde 1995 a família Perehouski começaram a receber turistas em sua propriedade. Área muito apreciada pela sua beleza natural e características geológicas singulares, observação da flora e fauna. Dentro da propriedade estão localizados três saltos de pequeno porte, que podem ser utilizados como duchas naturais. 

As cachoeiras do Recanto Perehouski chamam a atenção não apenas por sua beleza e seus ótimos pontos para banho, mas também pelo ambiente que as cercam. Ao lado da queda principal existe uma gruta que torna o local ainda mais belo. Localizada em área de propriedade particular. Possui área de camping com capacidade para 50 pessoas, banheiros e quiosques. Oferta alimentos e bebidas típicas, além de bolachas e biscoitos artesanais. Parte das verduras e legumes utilizados nas refeições são produzidos no local.

Localização: Linha Paraná, Zona Rural, a 25 Km do centro da cidade

Contato: 42 – 3446-3329/ whatsapp: 42-9.8828-6393

PROPRIEDADE PARTICULAR, o valor da entrada é de R$ 10,00.

Salto Sao Sebastião/Salto Mlot 

Salto com aproximadamente 120 metros. Na cabeceira do salto, de um mirante natural, é possível visualizar o Salto Mlot, localizado bem a sua frente, ainda é possível acessar uma gruta natural e diversas cachoeiras menores. Chega-se à cabeça do salto por uma trilha de nível médio. O acesso à base é também é possível, porém mais difícil e perigoso. Localizado na Zona Rural de Prudentópolis, na Linha São Sebastião, 29 km, sendo 14 km pavimentação asfáltica e 15 km por estrada com cascalho.

Propriedade particular da família Kapuchinski, o valor da entrada é de R$ 10,00.

contato:  (42) 9.9930-2175

RPPN-Ninho-do-Corvo

O Ninho do Corvo está localizado no interior da cidade de Prudentópolis e possui uma área total de 18,50 hectares, sendo que destes 10,55 foram transformados em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), constituindo uma área de preservação permanente. Existem 8 quedas d´água dentro da área sendo que algumas estão abertas à visitação pública e outras somente com visitas agendadas e guiadas.

Como atrações, além das atividades verticais, o local conta com mais de 2.000 metros de trilhas autoguiadas que levam o visitante a diversos pontos de grande interesse como cachoeiras, mirantes, rios, além do belo cânion do rio Barra Bonita e seu poço na parte superior onde é possível banhar-se.

Localização: Linha Paraná - Prudentópolis - PR

Telefones: (42) 99113-5433 (WhatsApp) (42) 3224-0606 (Após às 18hrs)

E-mail: contato@ninhodocorvo.com.br

Atendimento de terça a sábado das 09h até 17h

PROPRIEDADE PARTICULAR

Salto Barão do Rio Branco

Situado no Rio dos Patos, é um dos saltos mais procurados para visitação. Com 64 metros de altura e significativo volume de águas, é utilizado para a geração de energia elétrica através de uma PCH   (Pequena Central Hidrelétrica), de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”.  É possível chegar à base do salto através de uma escadaria com 478 degraus.

Entrada: GRATUITA

Salto Manduri

Conhecido popularmente por Salto Rickli, área de lazer particular. Possui 32 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura   –   é   o   mais   extenso   dos Saltos conhecidos até agora. Localiza-se no Rio dos Patos e é um dos saltos mais procurados para visitação. Localizado em propriedade particular da família Rickli.

Contato para visitação: 

Salto São Francisco

Considerado o salto mais alto da região Sul do país, possui aproximadamente 196 metros de queda livre. O Salto São Francisco impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem apresentando grandes paredões que formam o cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança. O local é propício para caminhadas e observações, com áreas para acampamento selvagem   e uma trilha bem demarcada e fácil, que conduz ao mirante natural, à cabeça do salto e à cachoeira menor. O Salto São Francisco está localizado em uma tríplice divisa dos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

Distância: o acesso por Prudentópolis - 50 km sendo 14 km pavimentação asfáltica e 36 km por estrada com cascalho e terra.

Acesso: Pode ser acessado pelos 3 municípios limítrofes (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo). Localizado na zona rural, a estrada de acesso via Prudentópolis possui um trecho crítico (Serra da Esperança) com aproximadamente 15 km, não recomendado para veículos baixos.

Entrada: GRATUITA

ATRATIVOS CULTURAIS 

Museu do Milenio

Inaugurado em 1989, é marco representativo da chegada dos emigrantes ucranianos no Brasil no final do século XIX início do século XX. Seu acervo foi construído com esforços de líderes da Paróquia São Josafat. Desde 1980 até hoje, a coleção de peças do Museu representa a história dos ucranianos em Prudentópolis. Seu rico acervo formado de vários objetos, mobília, iconografia, indumentária, fotografias, documentação textual, entre outros materiais permite compreender a cultura e a tradição dos imigrantes ucranianos e seus descendentes.

Contato: (42) 3446-3327

Endereço:Rua Cândido de Abreu, s/n.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min, e das 14h30min às 17h00min.

Sábado, domingo e feriados das 8h30min. às 11h30min.

Valor da entrada: 5,00 reais

Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada

O museu tem dois andares, com espaços organizados conforme a época da chegada das irmãs ucranianas em Prudentópolis. O museu histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada foi fundado em 2010, por conta dos cem anos da vinda das Irmãs Servas de Maria Imaculada da Ucrânia para o Brasil. O museu possui preciosas fotos, documentos, obras de arte e objetos diversos.

Endereço : Rua Rui Barbosa,1426, centro (ao lado da rodoviária)

Telefone : (42) 3446-1391 (42) 9.9990-5219

De segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min, e das 13h às 17h,, sábados: 8h30min às 11h30 min, Domingos e feriados com agendamento prévio

Valor da entrada: 5,00 reais

Santuário Nossa Senhora das Graças

Construída na década de 1950, com seu estilo gótico, possui no seu interior um altar-mor, ricamente trabalhado em mármore que abriga uma imagem de Nossa Senhora das Graças, esculpida especialmente para este templo. O que se destacam também são seus vitrais com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e da Sagrada Família Durante muitos anos, as novenas eram realizadas dentro da Igreja que ficava lotada de fiéis que chegavam de todas as comunidades do município.

A liturgia e os cantos em louvor ao padroeiro eram animados pelos grupos das comunidades do interior que participavam com oração e cantos sempre com a exímia execução de peças sinfônicas usando os mais variados instrumentos musicais. O acordeom tornou-se um dos instrumentos tradicionais na região e, nas celebrações religiosas, não foi diferente. Devido às raízes europeias do povo, o som da sanfona, instrumento musical muito popular naquela região, foi facilmente incorporado em Prudentópolis, já com a adesão de novos ritmos e arranjos brasileiros. As barraquinhas com vendas dos produtos típicos eram instaladas no pavilhão e ao redor da Igreja. 

No início, estas eram construídas de madeira, de forma improvisada. Com o passar do tempo, foi adotada a estrutura de metal para a montagem das mesmas com cobertura de lona ou tecido de seda. Esta mudança tinha o propósito de oferecer maior conforto e segurança tanto para os vendedores quanto para os visitantes.

Endereço: Rua Cândido de Abreu, 1312, centro.

Telefone: (42) 3446-1450

Contato para visitação: 

Igreja São Josafat

Em estilo Bizantino é considerada uma das mais belas do país. Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Matriz de São Josafat foi esforço dos primeiros padres Basilianos vindos para o Brasil. Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui 4 abóbadas representando cada uma os braços da cruz e uma central, bem maior, cobrindo a nave da igreja.

A arquitetura interior é dividida nas três clássicas divisões das igrejas cristãs. O vestíbulo ou átrio dos catecúmenos; o lugar onde nas antigas igrejas ficavam os não professores e pagãos; a nave ou corpo principal da igreja onde todos os cristãos se reúnem. O sacrário ou santuário, onde fica o altar mor, as relíquias e a cátedra do oficiante é dividido da nave pelo magnífico “Ikonostás” uma coleção de ícones sacros executados em Munique e entalhados em madeira. 

A arte dos trabalhos de entalhe em madeira, o artesanato das toalhas bordadas nos altares, as relíquias trazidas da Ucrânia podem ser apreciados no interior da igreja. O púlpito é outra arte, todo em madeira representando um barco com sua rede de pesca, peixes em madeira, velas e cordas, uma referência ao apóstolo São Pedro. Tombada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural do Paraná, possui em seu campo, um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Endereço: Rua São Josafat, s/n.

Telefone: (42) 3446-1140.


Igreja São João Batista

Construída em estilo colonial em 1900, foi fundada a primeira capela do Rito Ocidental Romano ou Rito Latino, dedicada a São João Batista pelo padre Antonio Ryman, vindo da Polônia. Em seu altar destaca-se a imagem do padroeiro São João Batista. Juntamente com ele vieram também algumas famílias de imigrantes poloneses que se estabeleceram na colônia em busca de terras para a prática da agricultura e pelo clima da região que era parecido com o clima europeu. Traziam consigo toda a fé e sua religiosidade cristã, misturando-se aos demais brasileiros e imigrantes ucranianos e alemães. Padre Antonio Ryman foi o primeiro vigário da Igreja de São João Batista. A igreja Matriz é o marco central da cidade.

Endereço: Av. São João, s/n, Praça Firmo Mendes de Queiroz.

Telefone: (42) 3446-1450


Gastronomia

BORSCH - Sopa cremosa de beterraba com repolho e diversos tipos de carnes defumadas.

VARÉNEKE - (em ucraniano) PIROGUE (em poloneês) - pastel feito de massa, recheada com batatinha com requeijão, requeijão, repolho azedo ou feijão. Pode ser acompanhado com molho de carne, molho de galinha e nata.

HULOPTI - folha de repolho ou couve recheada com arroz, quirera carne moída e arroz lembra o tradicional “charuto” dos árabes.

HRIN - Molho de raiz forte com beterraba, para acompanhar carne suína.

KRAKÓVIA - Embutido de carne nobre e defumada de porco. Lembramuito uma lingüiça, porém mais forte do que a calabresa.

ARTESANATO LOCAL

 APRUART (Associação prudentopolitana de artesanato)

O artesanato produzido em Prudentópolis reflete a cultura oriunda dos povos eslavos. O bordado ucraniano é um dos mais estimados e expressivos componentes da cultura ucraniana. Ele revela o gosto pelo estético, o amor ao belo, o respeito a natureza. As Pessânkas se destacam e encantam os turistas pela sua beleza. Tem valor simbólico e representam a ressureição de Cristo. 
Você encontra o artesanato local nos seguintes locais:
APRUART

Contato: (42) 9.9974-8486
Machula Presentes
Contato: (42) -3446-2133
Museu do Milênio 
Contato:  (42) 3446-3327

Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada 
Contato: (42) 9.9847-0090 / (42) 9.9946-4007

Santo Antonio Estamparia 
Contato: (42) 9.9974-7183

Centro de Informações Turísticas Endereço: Praça Coronel José Durski – Centro - Prudentópolis-PR

Cep: 84400-000

Telefone: (42) 3908-1105

Email: infoturprudentopolis@gmail.com